A dança que acontece no útero que todas as mulheres devem saber!

A dança que acontece no útero que todas as mulheres devem saber!

Muito antes do meu amor por estas coisas que fazem relaxar a mente e pela gravidez já havia o meu amor pela ciência. Sim, gosto de questionar tudo!

Não me cabia na cabeça quando me diziam que ‘ah ela é muito estreita, o bebé não tinha espaço’ ou então ‘ah não fez a dilatação’. Eu tinha que fazer disto da reprodução a minha praia, ter tido só a minha experiência de um parto natural não era suficiente.

As minhas tendências esquisitas tiveram algumas consequências:

Se tu és daquelas que já se perguntou que espécie possui um penis em forma de saca-rolhas, que que morre depois do sexo, então só podes estar no sítio certo!

Eu sou realmente uma apaixonada em pôr a ciência ao serviço da gravidez e do parto para se tornarem mais seguros e fáceis.

Portanto, com isto em mente, aqui está a parte científica de hoje, isto é o que está realmente a acontecer no útero no trabalho de parto simplificado.

Os músculos do útero no nascimento

O útero é um poderoso saco de músculos: músculos verticais e horizontais, que contém, protege e nutre o bebé. São estes as fibras musculares que seguram o bebé e as fibras musculares que ajudam o bebé a sair e na base do útero está o colo do útero que fica na parte superior da vagina e que tem músculos circulares horizontais – bem eles não são estritamente horizontais, mas imagina-os horizontais na tua mente – que seguram o bebé e fazem um trabalho maravilhoso segurando o bebé até à hora do nascimento. Como todos os outros músculos do corpo trabalham aos pares, estes também trabalham juntos em perfeita harmonia durante o primeiro estágio do parto.

Duas coisas incríveis que acontecem :

  • Durante as ONDAS (as contrações), no primeiro estágio do trabalho de parto, se a parturiente estiver calma e relaxada, os músculos verticais externos da parte superior do útero trabalham para se alongar num movimento espiral. Os músculos circulares relaxam e são puxados para trás em resposta. As fibras da camada interna formam aros horizontais em torno da onda do colo do útero para se soltar e abrir. O colo do útero começa a ficar cada vez mais fino até ter uma estrutura delicada e então começa a abrir-se e conforme abre o bebé move-se lentamente para baixo no espaço criado até que o colo do útero se tenha dissolvido. Enquanto os músculos do útero também se movem, uma vez que são puxados para o interior do útero em direção ao fundo, que é a parte superior do útero, esses músculos formam uma musculatura mais espessa na parte superior do útero, que atua como um pistão. Então, uma vez que temos o colo do útero, o colo do útero é afastado, como cortinas. E é sempre na hora, é fácil na hora, na hora do bebé, aquela que o bebé está pronto para nascer. Os músculos que cederam agora, na verdade funcionam como um pistão para empurrar o bebé para baixo e se esse processo for permitido e se a mãe estiver tranquila para permitir que o processo funcione lindamente, há uma dança, tem uma coordenação que acontece com a festa do colo do útero para deixar o bebé passar.

  • Outra coisa que é incrível e inteligente em todo o processo é a parte ativa que os bebés desempenham para nascerem, adotam uma postura de cabeça para baixo no final da gravidez da mãe e com a metade da cabeça bem baixa e na maioria das circunstâncias têm as suas costas voltadas para a frente do corpo da mãe. Durante o processo de nascimento, o bebé desce e gira movendo-se com muito cuidado através do espaço na pélvis. Agora, no topo da pélvis, o espaço é mais amplo e é exatamente assim que o bebé entra na pélvis. Em seguida, durante o nascimento, quando a mãe abre seus músculos fortes e poderosos na parte superior do útero estes ajudam o bebé a fazer a rotação para que possa deslizar a cabeça de maneira mais simples e fácil pela pélvis da mãe e nascer.

ISTO É O MILAGRE QUE ACONTECE – havia uma estrutura forte e poderosa que se dissipa durante o nascimento. Muitas vezes fico completamente pasmada com isto, mas é exatamente o que acontece. Cria-se espaço para o bebé, o bebé preenche este espaço, o bebé desce, passa por onde ficava o colo do útero, entra na vagina e sai para o mundo. Há uma dança maravilhosa entre a mãe e o bebé! Isto é incrível, não é?

This Post Has 2 Comments

  1. Twicsy

    What’s up, I log on to your blog on a regular basis. Your story-telling style is awesome, keep it up!

  2. Mark

    Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

Deixe um comentário